"Sua visão se tornará clara somente quando você olhar para dentro do seu coração. Quem olha para fora, sonha.
Quem olha para dentro, desperta"

CARL JUNG

BLOG

E estar pronto, não só uma meta. Estar pronto é ter resignificado e entregue a arte mais sublime e sagrada que nos foi confiada. Estar vivos e plenamente atuante …

 

“Inteiros, estamos em paz.Inteiros, estamos recolhidos.Inteiros estamos no momento, tranquilamente recolhidos no momento.Recolhidos também estamos inteiros, pois no recolhimento tudo se une em nós e não há oposições internas. Nesse recolhimento tudo esta presente da mesma forma por isso, também esta em silencio.Nesse recolhimento estamos inteiramente em nós, porque tudo o mais está conosco.Estamos sós e, ao mesmo tempo unidos a tudo.
Quado estamos nesse total recolhimento, perdemos de vista os outros e as outras coisas?Perdemos de vista nossas necessidades, as nossas relações humanas, a plenitude da existência? Pelo contrário. No recolhimento estamos totalmente junto do que precisamos.Estamos totalmente com as outras pessoas.
Nesse recolhimento estamos totalmente no mundo, tal como ele é: com sua glória e beleza, mas também com seus desafios, seus riscos e perigos. Contudo, estamos nele de uma forma bem diferente, porque total.Com cada indivíduo, também estamos com o todo.Por isso, estando plenamente recolhidos com cada coisa e com cada pessoa, também estamos presentes a tudo mais.”

Texto de Bert Hellinger
do livro Viagens Interiores

 

 

“Morram os fatos. Viva a teoria”

 

 
Poesia Greicy Lekovar
 
Honestamente quem poderia viver só de teoria ?
A vida se faz de fatos e
Como constante observadora e admiradora da complexa e completa engrenagem da vida , e emoções, posso afirmar que é algo impossível .
Vivo acompanhando maravilhosos processos onde as antigas teorias,emaranhamentos ,traumas , apegos e inúmeros movimentos do corpo , da mente e da alma , vão sendo mortos ,transformados e queimados , através de ações, que liberam passagem para novos conceitos .
De certo que é através de fatos experienciados , surgem novos conceitos , que queimamos velhos manuais , mudamos linguagens , construímos em novas direções .
Até porque velhas teorias , nunca são neutras ,e quase sempre não permitem interações,
além de estarem carregadas de peso, de aço , de traços que estigmatizam e prendem ,mais do que libertam .
A realidade é para cada um uma experiencia diferente ,
Nossos órgãos sensoriais , nossos esquemas de interpretação e avaliação das evidencias são relativas a nosso organismo .
As evidencias para um coelho , seriam as mesmas evidencias para um tigre?
Cada um observa o que lhe interessa , seja algo bom ou ruim .
E receitas prontas para
orientar a vida , talvez sirva de base para a ciência, para inspirar a filosofia .
Mas para que nos tornemos integralmente atuantes em nossos processos em movimentos
é importante avaliarmos sem culpas ou medos, o que realmente conseguimos ver e sentir
a nossa maneira.E questionar ,sem receio .
Cada ser é um Universo .
E cada interpretação pura advém de uma realidade, que seguramente não depende de teorias para existir …
Ela precisa de fatos .
E citando a modéstia de Kant ;
“A coisa em si, além da atividade pela qual o sujeito a agarra e constrói, permanece para sempre além do conhecimento”
Muitas vezes o não conhecer algo, nos estimula a dirigirmos guiados pelo propósito,
que gera uma carga emocional de conflitos, faz pressão num sentido de estimular reflexos, e acionar o seu real impulso , sua maneira , respeitando o seu campo de percepção, reação, força e energia.
Vá além dos axiomas que entremeiam o pensamento histórico e determinado .
Quebre seus paradigmas .
Mergulhe e conheça- se …
 
 
Em um processo terapêutico, nossas necessidades abrem espaço para enfrentarmos nossos medos e resistências a fim de diluir e integrar propósitos que nos tornem mais plenos e tranquilos
Quando nos predispomos a nos comprometer e receber ferramentas que nos auxiliam a perceber que podemos superar e transformar , sentimo-nos resgatando nossas raizes plenamente .

 

constelações com figuras - Greicy Leskovar

Nos ligamos a alma e a nossos propósitos mais sinceros .Nossa percepçãp mais clara e estimulante nos informa de que nenhum tempo e nenhuma distância pode alterar nossos potenciais .

 

Retomamos a força e somos capazes de explorar as complexidades do passado diluir os emaranhamentos que são armazenados , envolvendo e tensionando grande parte de nossa vida.

 

Olhar as verdades com estrutura e suporte para integra-las em equilibro dando importância e reconheçimento a cada etapa vivida, nos torna abertos e entregues a descobrir o que antes parecia inexplicável .
Olhos abertos ,mente , corpo e coração .
Abandonamos sem apegos o que não serve a nosso crescimento pessoal e ganhamos força com uma conexão mais significativa e consciente da sua presença e ação no Universo .
Alimentamos o desenvolvimento da nossa alma e canalizamos uma energia psiquica que nos impulssiona a realidades mais produtivas e repletas de plenitude .

 

Nos reconhecemos, desenvolvemos , e nos permitimos mais atuantes , saudáveis e mais fortes …
 

 

Permita-se …
“Morram os fatos, Viva a teoria!

Honestamente quem poderia viver só de teoria ? A vida se faz de fatos.

 

Poesia Greicy Leskovar
 
 
Como constante observadora e admiradora da complexa e completa engrenagem da vida, e emoções, posso afirmar que é algo impossível .
Vivo acompanhando maravilhosos processos onde as antigas teorias,emaranhamentos ,traumas , apegos e inúmeros movimentos do corpo, da mente e da alma, vão sendo mortos,transformados e queimados, através de ações, que liberam passagem para novos conceitos .
De certo que é através de fatos experienciados, que surgem novos conceitos, que queimamos velhos manuais, mudamos linguagens, construímos em novas direções, nos libertamos. Somos mais plenos.
Até porque velhas teorias, nunca são neutras,e quase sempre não permitem interações,
além de estarem carregadas de peso, de aço , de traços que estigmatizam e prendem ,mais do que libertam .
 
A realidade é para cada um uma experiencia diferente ,
Nossos órgãos sensoriais, nossos esquemas de interpretação e avaliação das evidencias são relativas a nosso organismo .
 
As evidencias para um coelho, seriam as mesmas evidencias para um tigre?
 
Cada um observa o que lhe interessa, seja algo bom ou ruim .
E receitas prontas para
orientar a vida, talvez sirva de base para a ciência, para inspirar a filosofia .
 
Mas para que nos tornemos integralmente atuantes em nossos processos em movimentos
é importante avaliarmos sem culpas ou medos, o que realmente conseguimos ver e sentir
a nossa maneira.E questionar,sem receio .
Cada ser é um Universo .
E cada interpretação pura advém de uma realidade, que seguramente não depende de teorias para existir …
Ela precisa de fatos .
E citando a modéstia de Kant :
“A coisa em si, além da atividade pela qual o sujeito a agarra e constrói, permanece para sempre além do conhecimento”
 
Muitas vezes o não conhecer algo, nos estimula a dirigirmos guiados pelo propósito,
que gera uma carga emocional de conflitos, faz pressão num sentido de estimular reflexos, e acionar o seu real impulso, sua maneira, respeitando o seu campo de percepção, reação, força e energia.
 
Vá além dos axiomas que entremeiam o pensamento histórico e determinado .
Quebre seus paradigmas .
Mergulhe e conheça- se …
 

Ao longo de observações, experiências, escolhas e 20 anos de atendimentos com as dores da alma, as emoções feridas, as frustações extenuantes, aos traumas e muitas coisas que formam nosso entendimento, expressão no Universo e nos relacionamentos, tive a graça de observar incríveis superações, nascimentos lindos de projetos pessoais, fortalecimento de coragem, liberdade, elevação de estima, 180º na vida, mudança de velhos paradigmas, conexões com a alma, desenvolvimento de carreira e trabalho. Enfim, muitas mudanças na forma de enxergar e viver a vida.

Você não precisa mudar para mostrar nada, para agradar, para melhorar…

 

 

Você precisa mudar para ser pleno, para viver, escolher com respeito e equilíbrio tudo o que diz respeito a sua natureza, criar, superar e para entender que você é o único responsável por isso.

Todos temos o potencial para agir evolutivamente, e efetivamente na mudança de nossa trajetória.

E isso é feito através de escolhas, comprometimento, envolvimento com o processo, intenção e auto reconhecimento das transformações quando superadas e acesso ao prazer de ser o que é. O que se tornou e o que mais quiser ser.

O autoconhecimento é extremamente necessário. É o primeiro passo para o universo das possibilidades, e para transformar o pensamento vitimado, as crenças de infelicidade, limites, os traumas, os rótulos mal impressos do real conteúdo que existe em você.

Por isso eu sugiro a você que escreva suas ancoras, reflita se sempre foi mesmo assim que seus limites se apresentaram, não se preocupe em trazer o quando, nem o porquê. Facilite um pouco sua vida, descomplique. Só pense se sempre, foi assim.

Se não foi sempre assim, que bom.

Você entende que se você optar hoje a mudar esse conceito, ele é possível? Se já mudou uma vez, pode mudar quantas você quiser. Aceitar sem questionar ou tentar algo, realmente não é necessário.

Se caso foi sempre assim, tudo bem também. Vamos fazer o possível para daqui um ano, você dizer que… agora é de outro jeito.

Isso dá trabalho?

Sim claro!! Requer ferramentas, um pouco de disciplina, ritmo, comprometimento, criatividade e força.

Criatividade, equilíbrio, espontaneidade, coragem, paciência, segurança, confiança, força, autocontrole, atitude, vontade. São apenas algumas das sensações que você se apropria quando foca em você e cuida como nunca cuidou.

Não se deixe enganar, não sinta mais, que só poucas pessoas possuem talentos. Todos nós temos talentos naturais, e muitos tem um especial leque de habilidades que só estão ociosas aguardando para serem utilizadas.

Alavanque sua vida… Vá viver sua plenitude. Se dê espaço.

O tempo respeita quem dedica espaço para evoluções. Ele deve estar cansado de tantas pessoas o culpando que não tem tempo para nada.

Greicy Leskovar

 

Do ambiente ás questões relacionadas ao processo de leitura e olhar sobre a vida, acrescentamos a nossa trajetória uma serie de interligações que trabalham silenciosamente em nosso “piloto automático’ reproduzindo a cadeia das gerações e de certa forma os encargos que inconscientemente vamos assumindo por amor e pela família”.

 

Na constelação o procedimento terapêutico se desenvolve fenomenologicamente. Isso é, sem a necessidade de grandes explicações e definições, naturalmente a estrutura integral vai sendo tocada com sutileza e espaço.

Os sentimentos e as heranças desconhecidas vão ganhando força para se expressarem e logo através da consciência, vão libertando os emaranhados de repetições e tensões que estão introjetados em nossos passos.

A principio é como nos esforçarmos para enfrentar o desconhecido, mas com o auxilio do terapeuta e os estímulos trabalhados, vamos obtendo energia para conhecer a diversidade de opções para libertação e soltura que temos a nossa frente.

No ato exploratório e comprometido das ações em movimento, vamos tomando consciência da nossa amplitude, força e poder de transformação. As mudanças vão logo sendo percebidas e em pouco tempo vamos nos percebendo como seres integralmente atuantes.

O próximo e o distante são simultaneamente tocados em sessão, e eficazmente dirigidos a fim de sentirmos capazes e prontos para receber uma verdade tranquila e confiante para compreensão das novas esferas possibilitadas.

O trabalho individual proporciona em linguagem sistêmica a possibilidade de ampliar juntamente com o profissional, a questão emocional que representa enquanto não tocada às travas e repetições que levam o individuo a se desqualificar e a reproduzir os mesmos erros e receios de sempre em diversas temáticas da vida.

As dinâmicas estruturais trabalham as questões de trabalho e estrutura organizacional. As dinâmicas sistêmicas familiares às questões pessoais, emocionais e familiares.

Vale o mergulho nas esferas não tocadas, vale a explanação do seu real modo de sentir e viver a Vida. Vale as transformações para que sejamos mais plenos e inteiros.

Greicy Leskovar

 

Do ambiente ás questões relacionadas ao processo de leitura e olhar sobre a vida, acrescentamos a nossa trajetória uma serie de interligações que trabalham silenciosamente em nosso “piloto automático’ reproduzindo a cadeia das gerações e de certa forma os encargos que inconscientemente vamos assumindo por amor e pela família”.

 

Blog Greicy Leskovar

Na constelação o procedimento terapêutico se desenvolve fenomenologicamente. Isso é, sem a necessidade de grandes explicações e definições, naturalmente a estrutura integral vai sendo tocada com sutileza e espaço;

Os sentimentos e as heranças desconhecidas vão ganhando força para se expressarem e logo através da consciência, vão libertando os emaranhados de repetições e tensões que estão introjetados em nossos passos.

A principio é como nos esforçarmos para enfrentar o desconhecido, mas com o auxilio do terapeuta e os estímulos trabalhados, vamos obtendo energia para conhecer a diversidade de opções para libertação e soltura que temos a nossa frente.

No ato exploratório e comprometido das ações em movimento, vamos tomando consciência da nossa amplitude, força e poder de transformação. As mudanças vão logo sendo percebidas e em pouco tempo vamos nos percebendo como seres integralmente atuantes.

O próximo e o distante são simultaneamente tocados em sessão, e eficazmente dirigidos a fim de sentirmos capazes e prontos para receber uma verdade tranquila e confiante para compreensão das novas esferas possibilitadas.

O trabalho individual proporciona em linguagem sistêmica a possibilidade de ampliar juntamente com o profissional, a questão emocional que representa enquanto não tocada às travas e repetições que levam o individuo a se desqualificar e a reproduzir os mesmos erros e receios de sempre em diversas temáticas da vida.

As dinâmicas estruturais trabalham as questões de trabalho e estrutura organizacional. As dinâmicas sistêmicas familiares às questões pessoais, emocionais e familiares.

Vale o mergulho nas esferas não tocadas, vale a explanação do seu real modo de sentir e viver a Vida. Vale as transformações para que sejamos mais plenos e inteiros.

Greicy Leskovar

Em constelações de grupo, aqueles que são posicionados na constelação estão ressonando a alma do sistema.
Figuras não podem fazer isso.
 
 
Elas permanecem como objetos representativos que funcionam para o olho da mente.
Você não precisa pedir às figuras que saiam de seus papéis ao final da constelação.
Uma constelação de figuras pode ser limitada a uma representação visual, que era como eu trabalhava nos meus primeiros anos com a técnica.
As figuras forneciam uma ponte visual, um resumo gráfico do que havia sido discutido, um método que talvez permitisse sugestões indiretas.
Tudo isso pode ser muito útil, mas uma constelação com figuras pode oferecer mais. É surpreendente o quão rapidamente ela estabelece um espaço para a alma na qual a “alma do grupo” pode ressonar. Essa ressonância é efetuada pelo terapeuta e pelo cliente.
O trabalho de constelação não é apenas trabalhar com imagens visuais. Ele toca e move porque oferece espaço para as imagens. Imagens espacialmente representadas são diferentes de imagens planas bidimensionais, não só por fornecerem as dimensões corretas para as relações, mas mais importante que isso, ao permitirem que algo surge para fora da imagem, algo difícil de descrever que não é visível através de um simples olhar para a imagem.
O que surge é como um campo de ressonância.A ressonância do cliente e do terapeuta com a “alma do grupo” e suas dinâmicas não vem das figuras, mas através delas. Ao mesmo tempo, uma constelação com figuras apóia um processo terapêutico que é externalizado e levado a partir de idéias e pensamentos internos.

 

Ele vive mais perto da realidade do que simplesmente “falar a respeito”.
A surpreendente profundidade dos sentimentos de ser tocado não vem só da constelação.
A “ressonância” é também conectada às palavras: a palavras que refletem verdades básicas, a palavras que trazem clareza, a palavras que ligam e palavras que desemaranham, a palavras de amor e força.
As experiências profundamente tocantes também emergem dos gestos, uma expressão física dos movimentos da alma.
Trabalhar com figuras tem um efeito profundo só quando vai além dos aspectos visuais para o campo da rede de relações, quando ao poder desse campo é permitido penetrar e abrir os diálogos e gestos que curam.
O valor das constelações com figures como método.
Qualquer um que esteja convencido da profundidade de alcance dos processos em sistemas familiares e na alma pode também de fato, trabalhar em direção a solução sem constelações, grupos de figuras, só através de um consciência dos fatos essências e destinos, estando em harmonia com a alma da pessoa que busca ajuda na procura por compreensão.
Normalmente, contudo, tais métodos fazem o trabalho do terapeuta mais fácil e também dão ao cliente acesso a aquilo que é essencial e critico. Isso coleta informação, estrutura os procedimentos e foca a atenção.
Usando as constelações, é mais fácil para o cliente e o terapeuta experimentar estar num caminho conjunto, abrir ao que possa emergir das profundidades ocultas.
Eles se juntam em um espaço da alma do cliente, só o tanto necessário para achar uma solução.
Em uma constelação de figuras e em uma imagem de solução, o cliente experimenta algo que pode ser levado para casa, — algo que continua a trabalhar na alma e frequentemente só se desdobra plenamente em seus efeitos plenos após um certo período de tempo.
Talvez seja algo similar a uma apresentação teatral.
Só ler a peça pode me manter falando, mas a apresentação no teatro é usualmente uma experiência mais profunda e mais impressionante.
 
[1] Publicado em : Weber, Gunthard (Ed.) (2000): Praxis des Familien-Stellens.Beiträgezu Systemischen Lösungen nach Bert Hellinger. Heidelberg (Carl-Auer-Systeme), traduzido para o português por Décio Fábio de Oliveira Jr

 

Isso é verdade, contudo, só quando permanece fiel ao coração da peça, à realidade, e a uma transformação na audiência.
 

“Mude. Isto tem o poder de enobrecer, curar, estimular, supreender, abrir novas portas, trazer experiência nova e criar excitação na vida. Certamente vale o risco.”

Leo Buscaglia